Já ouviu falar em disciplina positiva? Entenda os principais conceitos do método

Conectar-se melhor com o seu filho e educar estimulando habilidades como autonomia e confiança. Esses são alguns dos princípios da chamada disciplina positiva, método baseado no trabalho de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, que, no início do século 20, defendiam uma abordagem afetuosa e ao mesmo tempo firme no trato com as crianças.

Para a renomada terapeuta de família e educadora americana Jane Nelsen, mãe de sete filhos, os preceitos ajudam a educar crianças e jovens para que se tornem adultos responsáveis, respeitosos e bem capacitados em suas competências. Ela, que, em parceria com outros autores, escreveu uma série de livros sobre o tema, lista alguns critérios da disciplina positiva.

1. Conexão

É importante criar e fortalecer os vínculos entre pais e cuidadores com as crianças, para que elas tenham a sensação de pertencimento ao ambiente em que estão inseridas e sintam-se importantes.

2. Respeito

A relação deve ser, ao mesmo tempo, firme e gentil. É preciso respeitar a criança e encorajá-la em suas conquistas.

3. Visão de longo prazo

Nunca se esqueça de que a criança está pensando, sentindo e aprendendo para decidir sobre si mesma e seu mundo e sobre o que fazer para sobreviver ou progredir.

4. Habilidades sociais e de vida

A disciplina positiva prioriza o respeito, a preocupação com os outros, a resolução de problemas e a cooperação.

5. Descoberta das capacidades

As crianças devem ser convidadas a descobrir como são capazes de realizar as coisas. Para isso, é fundamental incentivar o uso construtivo do poder pessoal e da autonomia.

O foco é na proposta de soluções para os problemas em vez de punição. A atitude não deve ser permissiva, e o recomendado é sempre orientar e não aplicar castigos.

Consegue dosar os “nãos” que você diz para o seu filho, sem deixar de impor os limites necessários? Confira alguns caminhos sobre a melhor maneira de fazer isso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *